Loading...

Biografia

Sobre mim

 
 

José Carlos Pires Camargo Netto, paulista do interior do estado de São Paulo, nascido em Bauru aos 08 de julho de 1998, na maternidade Santa Isabel, filho de José Pires de Camargo Neto e Renata Cristina Silva, tendo como irmã Ananda Silva de Camargo. Ingressou sua vida escolar do primário ao pré-maternal na Emef Francisco Gabriele Neto, desde pequeno se destacava por ser uma criança imaginativa, era um pequeno telespectador dos programas da TV Cultura e dos jornais televisivos, da primeira a quarta série do ensino fundamental realizou os estudos na Escola Estadual Professor Henrique Bertolucci, apesar de ser uma criança inteligente só aprendera a ler aos oito anos, nas férias escolares, sua mãe juntamente de sua irmã o alfabetizariam, seu primeiro livro lido fora a "Famosa Invasão do Ursos na Sicília", escrito por Dino Buzzati, livro este que sua tia e grande bem feitora Maria Aparecida Fileto Zanaro (in memoriam), pegara emprestado na biblioteca da instituição Toledo de Ensino - ITE, do quinto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio concluiu na Escola Estadual Ernesto Monte, lugar este especial pois o celeiro de suas artes como escritor e artista, com o apoio de duas professoras Rosimeire Martins e Gislaine Lucy Vieira, escrevera seus primeiros textos autorais sentado nas cadeiras da Sala de Leitura. Mais tarde formou-se Técnico em Serviços Jurídicos, pela Escola Técnica Estadual (ETEC) - Rodrigues de Abreu - mantida pelo Centro Paula Souza (CPS) - Extensão E.E Ernesto Monte. Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário de Bauru (CEUB), mantido pela Instituição Toledo de Ensino (ITE); discente do 4º ano do Curso de Licenciatura em Letras-Português, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) - polo Bauru; discente do 3º ano do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM); discente do 2º ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Braz Cubas e Licenciado pelo curso de Formação Pedagógica em Letras Português e Espanhol em nível de Licenciatura pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Especialista Nível de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. Pela Universidade Federal do Piauí, (UFPI); Especialista Nível de pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino Básico e Superior, pelo Centro universitário (UniFatecie); Especialista Nível de pós-graduação em Mentoria para a Educação Profissional, pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) e Pós-graduando em nível de Especialização em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente exercendo o cargo de Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino.  

***

Poeta, romancista e dramaturgo, um verdadeiro amante das palavras e da escrita, apaixonado por livros desde cedo admirava a biblioteca particular de sua mãe, leitora assídua dos livros de Sidney Sheldon, entre outros autores nacionais e estrangeiros, aos quatorze anos escreve sua primeira peça teatral chamada: Brasil, a presidenta e o Zé do Povo, texto este que nunca teria sido encenado se não fosse o empenho de sua professora Rosimeire Martins, que o convencera a atuar, o dirigindo no monólogo, que se tornaria uma peça com quatro personagens, Hilma a presidenta, Zé do Povo um mendigo que remetia Mariano de Vidas Secas, a dama do carnaval uma homenagem a Carmen Mirada e o Cantor da Folia de Reis, tendo como primeiro palco de sua vida o auditório da Escola Estadual Ernesto Monte, apresentando-se pela primeira vez nos palcos da Diretoria de Ensino de Bauru, com este espetáculo teatral José Carlos Pires Camargo Netto, concorrera a todos os prêmios de um festival realizado pela Universidade do Sagrado Coração - USC. Com a visibilidade participou de alguns grupos de teatro amador, bem como de poetas da cidade de Bauru. Sendo Membro Fundador da Academia de Letras Guimarães Rosa (ALEGRO), ocupando a cadeira de número 41 tendo como Patrona a escritora Hilda Hilst. Não parando mais de escrever...

***

Os primeiros poemas foram escritos em cadernos de escola, estrofes simples, com rimas humildes, eram tudo para o jovem escritor, seus primeiros versos publicados mostrariam a evolução e amadurecimento de sua escrita, suas apresentações e palestras multiplicam o poder de uma educação libertadora, a poesia sempre esteve presente em sua vida, mas o apoio da família se mostrou primordial para sua vida literária, com o apoio de seus pais e de sua irmã, José Carlos Pires de Camargo, estudava as manhãs, escrevia as tardes e se apresentava como poeta, romancista, dramaturgo as noites, sendo plateia ou fazendo parte do espetáculo, com o tempo das paixões do papel e da vida real seus textos se tornaram mais experientes assim como o escritor, que teve pela primeira vez um poema publicado no Jornal da Cidade em 9 de fevereiro de 2017, intitulado "Pelas Mãos do Poeta", no destaque especial, e em 13 de agosto de 2017, junto com vários poetas da cidade de Bauru publicou 5 poemas em uma antologia poética, os poemas foram: Pelas Mãos do Poeta, Ao meu Amante, Dedicatória do Não, Novo Calendário e Soneto dos Teus Olhos. Sempre que possível visitando escolas e espaços arte educadores ressaltando a importância da educação, mostrando como exemplo suas experiências.

***

Pelas Mãos do Poeta é a representação online dos projetos e realizações de um jovem poeta e escritor do amor, o jovem escritor de espirito combatente fora voluntário no projeto social “Superação jovem na sala de leitura” com colaboração do Instituto Ayrton Senna ao qual incentiva o habito da leitura nos jovens de escolas públicas do estado de São Paulo nos anos de 2010 a 2015. Atuante nas questões relacionadas à cultura, teatro, literatura e artes em gerais, agente cultural propagador da cultura por meio da escrita poética, teatral e literária. Fluente na Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS e na Língua Espanhola.

***

Suas referências poéticas e literárias e musicais são diversas, Seu poeta preferido sempre fora Carlos Drummond de Andrade, seu livro preferido do grande autor é José, publicado pela primeira vez em 1942, admirador de grandes poetas como Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Hilda Hilst, Florbela Espanca, Mário Quintana, Adélia Prado, Gilka Machado, Vinicius de Moraes, entre outros, já na literatura suas escritoras preferidas são Clarice Lispector e Jane Austen, admirador de Machado de Assis, Mário de Andrade, Érico Verrisimo, Lygia Fagundes Telles, Mario Vargas Llosa, J. K. Rolling. Nas canções admira nomes como Caetano Veloso, Rita Lee, Belchior, Maysa, Tim Bernardes, Marisa Monte, entre outros, encontra neles força e inspiração para o seu maior sonho que é ser um grande escritor lido pelas suas mãos.

 

***

Esta breve biografia, em construção é mais do que a vida de José Carlos Pires Camargo Netto, é sobre não desistir dos sonhos, é sobre tentar ser, um ser humano melhor, a cada dia, de ser também um escritor reconhecido. Para toda paixão é mais do que necessário é essencial a existência da disciplina, mas não se trata de quantas vezes se pode cair e sim quantas vezes é possível se levantar com coragem para continuar em frente!